Conheça o Parla, o debate parlamentar como você nunca viu

Os temas mais debatidos na Câmara dos Deputados

O Parla utiliza os discursos proferidos no Plenário da Câmara dos Deputados para mostrar quais foram os temas mais debatidos durante a legislatura. Como os Deputados expressam suas opiniões e defendem suas posições por meio de palavras, o Parla aplica metodologias que utilizam a frequência dessas palavras e expressões no discurso parlamentar para mostrar quais foram os temas mais debatidos. O objetivo é fornecer um retrato fiel do que os seus representantes falaram na Casa de todos os brasileiros.

Para garantir um retrato fiel do que fala cada Deputado, o Parla utiliza dois diferentes métodos de análise automatizada de discursos: o saco de palavras e o Naive Bayes/Decision Tree. Para melhor entender os resultados da ferramenta é preciso compreender um pouco como funcionam esses dois métodos. O saco de palavras mede apenas a frequência das palavras no discurso do Deputado. Para manter a importância da ordem das palavras no discurso, o Parla mostra apenas as expressões de uso mais frequente com duas ou três palavras. Já o Naive Bayes/Decision Tree é um método de aprendizado de máquina. O Parla utilizou 6.200 sentenças, classificadas manualmente pelos servidores da indexação de discursos, para aprender a identificar qual foi o tema mais debatido dentro de um conjunto pré-estabelecido de 31 temas.

Outra opção é conhecer o que falam naturalmente os deputados, sem a interferência da agenda parlamentar ou do controle partidário. Para isso, o Parla disponibiliza um filtro que captura apenas os discursos de Pequeno e Grande Expediente, nos quais cada deputado é livre para debater sua própria agenda. Há também opções de separar os discursos por partido, por Estado ou por homens e mulheres. Assim, é possível conhecer o que falam apenas os deputados do seu Estado, ou comparar o que falam os deputados de diferentes partidos.

O projeto foi desenvolvido em uma parceria entre o Laboratório Hacker e o Departamento de Taquigrafia, Revisão e Redação da Câmara dos Deputados.